Empresário pensativo, o que deve incluir a página "quem somos"

Como melhorar a página Quem Somos

Se encontrou este artigo, talvez esteja a passar por momentos de frustração. Criar ou melhorar a página quem somos não devia ser difícil. Conhece bem a empresa onde trabalha. Conhece o valor e qualidades da equipa, os alvos e as metas. Mas está a faltar inspiração para falar ‘sobre nós’.

Ser original não é fácil e merece um elogio por tentar. Infelizmente muitas pessoas desistem de produzir algo genuinamente seu e optam por copiar dos outros. Pior, copiam o primeiro texto que lhes aparece à frente.

Por exemplo, pesquise esta expressão no Google: “Somos uma empresa jovem e dinâmica“. (Estará a sua empresa incluída neste quadro de honra?) Jovialidade e dinamismo numa empresa é muito agradável de se ter. A frase é bonita e curta. Soa bem. Vai daí, tornou-se uma descrição genérica, repetida à largos anos.

“Quem somos nós?” – Equipa moderadamente jovem e pouco dinâmica, em crise existencial

O que deve incluir nesta página e porque ela deve ser valorizada é o que vamos ver de seguida:

Quem somos: Os factos

É normal querer transmitir aos seus potenciais clientes a paixão, os valores, a dedicação, junto com todas as outras qualidades que a sua equipa possui. Mas seja equilibrado. Tudo isso pode ser verdade, mas os utilizadores que chegam a esta página querem saber o porquê.

Fale de forma objectiva e concisa, com provas que sustentem as suas afirmações. Estatísticas, prémios, certificados, reportagens, resultados e testemunhos de clientes satisfeitos.

Se o seu negócio é recente e não há muitos factos a apresentar, assuma-o. Que alvos pretendem atingir? Quais são os planos de crescimento do seu negócio? Que métodos e rotinas tem o vosso trabalho que vos torna diferentes? Seja transparente e não se esconda atrás de expressões vagas, abstractas e qualidades que todos dizem ter.

Quem Somos: As fotos

“Todos nós temos orgulho na nossa empresa, mas preferimos não dar a cara…”

Talvez associe esta foto a uma página “Quem Somos”. Não tenho nada contra fotos genéricas retiradas da Internet. O meu site usa várias. Uma foto bem escolhida pode transmitir muito mais do que as palavras conseguem. São geralmente tiradas por profissionais, têm boa composição, luz, são práticas de usar e podem tornar um site muito mais apelativo.

Esta por exemplo, transmite confiança, união…trabalho em equipa, onde ninguém é maneta. Cuidado. Se depende deste tipo de imagens, isso poderá retirar credibilidade à empresa. Já pensou no quão impessoal pode ser essa foto quando associada ao “quem nós somos”?

Tire fotos às suas instalações, com boa luz. Tire fotos à equipa, com qualidade (não fotos como a do cartão de cidadão). Inclua uma paisagem bonita da zona. Inclua a Joana da contabilidade a beber um café. Costuma ter pombos à janela? Inclua-os também. E se o objectivo é transmitir qualidade e profissionalismo, pondere contratar um fotógrafo profissional.

Realisticamente falando, nem sempre é possível ter fotos originais. Não se preocupe, não é obrigatório. Em alguns casos, mais vale não por nada. Mas se tem a oportunidade de dizer visualmente “quem nós somos”, não se contente com imagens genéricas. O seu site e a sua empresa vão ganhar com isso.

Quem somos: o texto (mas q.b.)

A longa história da sua empresa pode ser muito interessante, mas poucos têm paciência para a ler. Naquele momento, preferem banda desenhada a um bom livro. Se tem muito conteúdo a apresentar, tente resumir, priorizar ou transformar esse conteúdo em algo mais agradável à leitura. Distribua o conteúdo por páginas secundárias, se necessário.

Em caso de dificuldade, peça soluções ao profissional/empresa que cuida do seu site. Reorganizar conteúdos, criar recursos visuais e modernizar os elementos faz parte do nosso trabalho.

Quem somos ou não somos, eis a questão…

Questão que pode ser dirigida a alguns dos seus clientes, se e quando apropriado. Por exemplo, qual foi a primeira impressão que eles tiveram da sua empresa? A expectativa deles cumpriu-se ou ficou aquém do esperado?

Se já tem uma página Quem Somos, peça a alguém de confiança, externo à empresa, que a leia. Depois convide-o a dizer resumidamente o que ele aprendeu sobre a empresa. Aprecie a resposta e esteja disposto a fazer mudanças. Se a empresa é realmente dinâmica, esta página estará também em constante actualização.

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Conclusão: Os utilizadores analisam a página “Quem Somos” de forma diferente de quem a produz. Levar isso em conta revela a consideração que tem por quem o visita. Se a sua empresa dedicar tempo e esforço nessa página, isso também mostra, de forma prática, ‘quem são’. Da mesma forma, conteúdo “só para encher” vai prejudicar todos os envolvidos.

Espero que as sugestões acima ajudem-no a valorizar e melhorar a sua página Quem Somos. Obrigado pela sua atenção.

Olá, sou o Rúben, português de 33 anos. Desenvolvo sites como trabalhador independente. Dedico especial atenção ao WordPress, com foco no plugin Elementor.  Espreite o meu canal Youtube se quiser aprender mais sobre estes tópicos. Se estiver interessado nos meus serviços, contacte-me.