Seja SMART nos objectivos do site

“Quero um site rápido e moderno , para promover a minha empresa e angariar mais clientes!”

Não há nada de mal em querer mais clientes. Ou promover a empresa com uma solução moderna. Aguardo o dia que me peçam o inverso: “Quero um site com ar vintage, que demore a abrir. Quem entrar no meu site não vai querer lá voltar.”

Ao analisar os objectivos do site, temos de ir além do óbvio e identificar as barreiras a ultrapassar. Muitos pedidos de clientes ilustram esta realidade: Precisam de um site, mas não sabem bem porquê nem se vale a pena pagar por ele.

Antes de investir tempo e dinheiro em construir um site, pense um pouco nos objectivos. É um primeiro passo muito importante para si e/ou para o profissional que vai realizar o serviço.

De forma simples, S.M.A.R.T (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time bound) é um acrónimo inglês relacionado com isso mesmo, alvos e objectivos.

Analise o seguinte exemplo e reflicta nos objectivos desta empresa:

Procuramos alguém para renovar o nosso site (www.—-.pt) ou criar um novo.
O site actual não aparece bem nos telemóveis. No futuro, gostaríamos de ter uma loja online, mas para já queremos só apresentar um catálogo resumido, sem o preço. Vendemos exclusivamente a profissionais.

A encomenda é feita através de um formulário. Gostávamos de melhorar este procedimento, porque são poucos os contactos que recebemos e alguns clientes queixam-se de que não conseguem fazer a encomenda. Talvez algo parecido a este site (www—.com) mas visualmente mais simples.

O conteúdo do site é para aproveitar. Todo o site, em especial a página dos catálogos queremos de ser nós a editar, sem depender de alguém externo. Gostaríamos da nova solução pronta no prazo de um mês.

(…)

A empresa em questão já tem um site, mas está com algumas dificuldades. Está à procura de soluções e eu quero ir ao encontro dos seus objectivos. Consigo avaliar bem quais são?

Vamos olhar para o método SMART e tentar aplicá-lo neste caso, ou talvez no seu.

Objectivos Específicos (Specific)

Ganhar mais dinheiro ou ter mais clientes não é informação suficiente. Um profissional pode criar na mesma um belo site, mas sem saber quais as suas reais necessidades, não vai ser uma solução personalizada, vai ser uma solução genérica. Poderá incluir funcionalidades de que nem precisa.

É desmotivador para si. Vai encarar o seu site como um custo a suportar porque tem de ser , não como um bom investimento com retorno.

Pense nas seguintes questões:

  • Que expectativas tem para o seu site?
  • Quem é o público alvo?
  • O site é a solução para que problema?
  • O site pode simplificar ou agilizar o trabalho da minha equipa?

Não precisa de ter todas as respostas definidas, o profissional vai ajudar nessa parte. Mas tem de meditar um pouco nas perguntas.

No exemplo citado acima, de forma simples o cliente identifica a quem se destina o site, espera poder editá-lo facilmente, aborda os problemas que está a sentir e até sugere possíveis soluções. Com pouca informação, já consigo identificar alguns dos objectivos e preocupações desta empresa. Deram-se ao trabalho de pensar nos desafios que estão a ter. Objectivos específicos não precisam de ser complicados.

Objectivos Mensuráveis (Measurable)   

Mensurável
Que se consegue medir; cuja medida pode ser determinada; medível.

É importante conseguir medir o sucesso ou acompanhar o progresso. No mesmo exemplo, o cliente queixa-se que no site atual, são poucos os pedidos que recebe através do formulário.

Nesta situação, um alvo simples e mensurável que pode ser acompanhado, é perceber quantos utilizadores visitam o site e quantos deles preenchem o formulário em questão.  O nosso objectivo vai ser melhorar essa estatística e tanto o profissional como o cliente podem acompanhar esse desenvolvimento.

Objectivos alcançáveis (Achievable)

Acima o cliente diz: “No futuro, gostaríamos de ter uma loja online”. Por outras palavras: não é para já. Não é razoável avançar com isso agora. Qualquer que seja a justificação do cliente , ele está a tentar focar-se em alvos mais prioritários. 

“Quero ser sempre o primeiro a aparecer no Google” ou “quero um site idêntico ao olx” até podem ser objectivos atingíveis, mas provavelmente precisam de outros alvos mais razoáveis lá pelo meio. 

Objectivos relevantes (Relevant)

Identifique objectivos importantes para si, para a sua empresa mas acima de tudo, relevantes para os seus utilizadores. Por norma, eles não são dados à paciência. Não querem perder tempo, analisam o seu site na diagonal.

Infelizmente, muitos sites incluem funcionalidades só porque sim. Servem para ocupar espaço vazio ou dão margem para inflacionar o preço de quem faz o serviço. Algumas funcionalidades e plugins são difíceis de editar. Outras só justifica apostar nelas caso haja actualizações frequentes. Ainda outras já passaram de moda. São irrelevantes. 

Objetivos com prazos (Time bound)

“Gostaríamos da nova solução pronta no prazo de um mês.”
É um objectivo com um prazo associado. Mas há mais envolvido.

Os prazos não dependem só de quem lhe faz o site. É necessário tempo para fornecer todo o conteúdo ao profissional e comunicar com ele. É fácil perder essa dinâmica e deixar o projecto arrastar-se por falta de prazos estabelecidos de parte a parte.

Alguns projectos são feitos de forma gradual e estão constantemente a ser desenvolvidos. Ir fazendo aos poucos, quando der, não é um bom objectivo. As várias fases do projecto deverão ter prazos também.

Mesmo que seja dado como “pronto”, os objectivos de um site não desaparecem. Deverão ser reavaliados e expandidos. O que gostaria de acrescentar no site a curto, médio ou longo prazo? Com que frequência?

Objectivos do site: Conclusão

Um bom profissional pode ajudar em todo o processo mas a iniciativa de ter bons objectivos deve partir de si. Pode não ser fácil, são muitas as possibilidades e ofertas. Espero que esta informação o ajude a manter o foco ao analisar os objectivos para o seu site.

Olá, sou o Rúben, português de 33 anos. Desenvolvo sites como trabalhador independente. Dedico especial atenção ao WordPress, com foco no plugin Elementor.  Espreite o meu canal Youtube se quiser aprender mais sobre estes tópicos. Se estiver interessado nos meus serviços, contacte-me.